Sobre a mata atlântica

A Mata Atlântica é o 4º Bioma mais ameaçado do mundo. Desde a descoberta do Brasil em 1500 que a floresta vem sendo explorada e devastada, o primeiro ataque que ela sofreu foi na exploração do pau Brasil com a extração, depois sofreu com as plantações de cana de açúcar de devastaram milhares de hectares de mata virgem, e depois a revolução industrial que criou enormes cidades, como São Paulo e usava suas reservas para carvão, rios para força hidráulica e continuou a devastação para construção de estradas, ferrovias, etc.

Hoje o que sobrou da mata atlântica estima-se que seja em torno de 12 a 16%, mas está salpicada em pequenas matas dispersas pelo litoral do pais, apenas certa de 8% estão em parques com proteção permanente.

Entre eles está o parque na restinga que abrange 80% do município de Bertioga no litoral do Estado de São Paulo, mas qual a importância da Mata Atlântica para a nossa vida?

Para responder a essa pergunta é preciso conhecer melhor a Mata Atlântica então vamos lá; a Mata Atlântica é a área natural que possui mais espécies de flora ou fauna DO PLANETA, sim é verdade, tem mais espécies que a floresta Amazônica inteira

Ela possui 2.100 espécies de animais conhecidos, sedo que 283 deles encontram-se ameaçados, a maioria das bromélias e outras plantas comerciais são nativas da Mata Atlântica, ela é formada por biomas distintos que se complementam e formam o berçário da vida, onde estamos incluímos. Toda essa vida é alimentada por rios que em meu projeto chamo de “Veias da Mata Atlântica”.

No parque estadual da restinga esses rios (rios primários) nascem na serra do mar, que foi preservada por ser muito íngreme e de difícil acesso, esses rios são cercados de florestas paludosas que são florestas fechadas que protegem as nascentes e onde existe um viveiro natural de pequenos peixes, esses rios vão se agrupando e ficando maiores (rios secundários) e passam a ser cercados por matas ciliares e nesse momento temos peixes maiores que se alimentam dos pequenos peixes.

No encontro de mais de um rio forma-se o estuário que por sua vez formam os manguezais, que são viveiros naturais para a vida marinha, e a restinga que protege a mata do avanço das areias e do mar e finalmente as águas desses rios se entregam aos braços do mar.

O parque da restinga é alimentado por três rios principais; Itapanhaú (o maior rio do litoral Paulista), Itaguaré e Guaratuba, tem como efluentes o Jaguareuva e Itatinga (onde existe uma usina hidrelétrica que gera energia para o porto de Santos até os dias de hoje).

A atual legislação diz que “A ÁGUA TEM VALOR FINANCEIRO” e com essa compreensão trata-se a água como um negócio quando deveria ser tratada como o sangue da natureza e que todo o ser humano e não humano tenha direito a ela sem custo e sem exploração.

A Mata Atlântica é um sistema completo e interdependente onde qualquer desequilíbrio pode destruir toda a vida e a Mata e nós seremos seriamente afetados até levados a extinção, para que entendamos a importância da Mata Atlântica é preciso entende o funcionamento dela.

A Mata é captadora e transformadora da umidade do ar, sendo responsável pelo equilíbrio térmico da região e do planeta; O mar sopra ventos úmidos que são barrados pela Mata e pela serra do mar, transforma em nevoeiro e gotículas que alimentam a Mata que por sua vez filtra e escorre as gotículas para o solo que leva seus nutrientes e formam as nascentes dos rios.

Nesse caminho a cobertura verde faz a fotossíntese produzindo oxigênio e equilibrando a temperatura, por sua vez as nascentes criam peixes e outros organismos semeadores e vão agregando umidade até se tornarem rios onde novos peixes e outros animais terrestres e aves tem sua cadeia alimentar garantida e florescem. Na ponta temos os mangues que são criadouros de animais e peixes, nesse bioma existes uma luta entre a água doce e salgada que possibilitam essa sopa de nutrientes que é essencial para criação da vida. A pesca comercial depende desse bioma para geração de novos peixes assim como como a flora e a fauna marinha que vem à costa para se alimentar, como peixes, tartarugas, arraias, etc.

Como a lei trata a água como um negócio existe a pretensão de se desviar uma parte do rio Itapanhaú para abastecimento de algumas cidades, porem ao fazer isso estaremos causando a morte de todo esse sistema e causando falta de água novamente devido a termos secado os rios com a destruição da Mata.

O sistema é muito delicado e interligado, a natureza em sua infinita sabedoria colocou a quantidade certa de água nos rios para que quando chegassem ao mar eles tivessem força para empurrar o mar e se libertar, ao diminuir o volume desse rio as águas não terão força para romper o mar e o mar invadirá o leito dos rios, isso envenena a mata ciliar que morre com a água salobra, assim como o manguezal que não vive só com água salobra, ao matar a restinga o mar invade a faixa de terra (um exemplo do que pode acontecer são as ressacas te temos visto aumentando a cada dia), destruindo mais a mata proporcionando o avanço da mistura da água salobra matando os peixes de água doce.

Ao mesmo tempo a Mata tem roubada uma das suas fontes principais de umidade e falta alimento para toda a vida dependente desse bioma, a mata vai diminuindo seu tamanho e com isso já não consegue reter mais tanta umidade e os rios vão diminuindo, a temperatura aumenta por não ter mais umidade, os animais morrem por falta de alimento, plantas são extintas assim como animais, até o desaparecimento total da Mata, e ai eu pergunto! Depois disso onde vamos buscar água?

Está é uma apresentação superficial e extremada sobre um tema muito mais profundo, mas a intenção é fornecer o máximo de informação em um texto compacto. O que tiramos de todas as informações é que o conhecimento e a divulgação do problema é de extrema importância e temos que ir buscar mais informações e participar da discussão e da solução do problema, afinal o planeta é de todos nós.